ABC News

25/06/2026
Logo ABC News

Lei aprovada nesta quinta-feira (25) moderniza a estrutura do setor, amplia a capacidade de captação de recursos e garante gestão especializada dos equipamentos turísticos municipais

A Prefeitura de Ribeirão Pires dará um novo passo no fortalecimento do turismo com a criação da RPTuris – Ribeirão Pires Turismo. A lei que atualiza a estrutura da autarquia municipal foi aprovada pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (25) e permitirá à Administração Municipal contar com uma gestão especializada para planejar, promover e desenvolver políticas públicas voltadas ao setor.

Criada originalmente em 2015, a autarquia nunca chegou a ser efetivamente implantada e com a atualização da legislação, a Prefeitura moderniza sua estrutura organizacional e cria as condições necessárias para que a autarquia municipal atue com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, ampliando a eficiência na gestão do turismo e fortalecendo uma das principais vocações econômicas de Ribeirão Pires.

A implantação permitirá maior agilidade na execução das políticas públicas do setor, além de ampliar a capacidade do município para captar recursos estaduais, federais e privados, celebrar convênios, firmar parcerias institucionais e atrair investimentos destinados ao desenvolvimento turístico. A nova estrutura também será responsável pela promoção do destino Ribeirão Pires, pelo apoio ao comércio turístico e pela gestão estratégica dos eventos e equipamentos públicos voltados ao turismo.

Entre as atribuições da autarquia estão a administração e exploração de equipamentos turísticos, parques, praças, quiosques e espaços de eventos, além da possibilidade de captar patrocínios, desenvolver projetos, licenciar marcas do município e ampliar as fontes de receita para investimentos no setor. Essas medidas proporcionam mais autonomia operacional, maior eficiência administrativa e capacidade permanente de planejamento para manter Ribeirão Pires como referência em turismo no Estado de São Paulo. No último ranking promovido pelo governo estadual, a Estância foi um dos destaques ao conquistar a oitava colocação entre as estâncias paulistas.

“O turismo é uma das grandes vocações de Ribeirão Pires e tem papel importante na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico. A implantação da RPTuris representa uma evolução na forma como a cidade planeja e executa suas políticas públicas para o setor, garantindo mais eficiência, autonomia e capacidade para atrair investimentos e fortalecer nossos atrativos turísticos”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Além de uma estrutura técnica própria, composta por áreas especializadas, a RPTuris contará com mecanismos de governança, controle e transparência, assegurando planejamento contínuo das ações, sustentabilidade financeira progressiva e maior integração entre turismo, cultura, eventos e desenvolvimento econômico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *