
São Caetano do Sul alcançou uma das principais metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) no quesito segurança: redução de 50% das mortes no trânsito. No primeiro quadrimestre de 2025, a cidade contabilizou dois óbitos, número reduzido para 1 no mesmo período deste ano.
O trabalho da Prefeitura na educação e conscientização de motoristas e pedestres é fundamental para a queda registrada. “Temos o Departamento de Educação no Trânsito, com atividades educativas, ações de sensibilização e iniciativas de integração regional, sempre alcançando diferentes públicos, desde crianças da rede municipal de ensino até motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, ressaltou Marcelo Ferreira de Souza, secretário municipal de Mobilidade Urbana.
Entre as principais ações realizadas destacam-se as atividades do Programa Cidade da Mobilidade, palestras educativas em escolas e empresas, além de blitze educativas nas principais vias do município. Essas ações têm como objetivo orientar a população sobre comportamentos seguros, prevenção de sinistros e valorização da vida no trânsito.
No Programa Cidade da Mobilidade, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Mobilidade Urbana e de Educação, estudantes participam de atividades lúdicas e pedagógicas voltadas à formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito.
Já as blitze educativas são realizadas em pontos estratégicos da cidade, definidos a partir de dados de sinistralidade viária. As abordagens permitem orientar condutores, motociclistas e pedestres sobre temas como direção defensiva, respeito à sinalização, uso correto dos equipamentos de segurança e convivência harmoniosa entre os diferentes modos de deslocamento.