ABC News

11/01/2026
Logo ABC News

A Prefeitura de São Bernardo confirmou que a tarifa do transporte público municipal permanecerá em R$ 5,95 ao longo de 2026, sem reajuste pelo segundo ano consecutivo. A decisão representa alívio direto no orçamento das famílias que dependem diariamente dos ônibus urbanos e vem acompanhada de um robusto programa de investimentos na rede de transporte.

Segundo a administração municipal, 2025 marcou o maior programa de modernização do transporte público dos últimos anos, com destaque para a entrega de dezenas de novos ônibus, inclusive para regiões como Irajá e Taboão. Ao longo do ano, foram aplicados R$ 741,1 milhões na renovação da frota, substituindo veículos antigos por modelos mais modernos e sustentáveis.

Os novos ônibus incorporados ao sistema contam com uma série de melhorias, como ar-condicionado, tomadas USB, rede Wi-Fi e vidros com proteção UV, além de elevadores de acessibilidade, reforçando o compromisso de inclusão e qualidade de vida aos passageiros.

O prefeito Marcelo Lima afirma que a política de congelamento tarifário será mantida:

“Não teremos aumento da tarifa do transporte público de São Bernardo em 2026, assim como não tivemos no ano passado. Além disso, estamos buscando investimentos na frota, com novos ônibus modernos, sempre priorizando melhorias para a população.”

Somente em 2025, 115 veículos foram renovados, o que representa cerca de 25% da frota municipal.

Além do conforto, os novos ônibus contam com sistema integrado de monitoramento, ampliando segurança e controle operacional. A tecnologia também contribui para a redução de emissão de poluentes em até 60%, favorecendo a qualidade do ar e alinhando o transporte público local às práticas de sustentabilidade.
Fonte: Jornal da Região

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *